Pe. Marquinélio é empossado como novo Pároco de Natividade

Pe. Deuslí é empossado como novo Pároco de Santa Rosa
27 de janeiro de 2019
Região forânea de Gurupi reúne para criar agenda 2019
31 de janeiro de 2019

Pe. Marquinélio é empossado como novo Pároco de Natividade

Em clima de bastante oração e solenidade, o Pe. Marquinélio Rodrigues tomou posse nessa sexta-feira (25), às 19:00, como novo Pároco da Paróquia Nossa Sra da Natividade, em Natividade - TO, berço da cultura e tradição do Estado. A missa foi presidida pelo Monsenhor Jones Pedreira (Representante do Bispo Dom Romualdo).

Na homilia ele falou da importância do novo na paróquia: "Agradecemos ao Pe. Valdemir pelos trabalhos prestados, mas a presença do novo pároco é também uma maneira nova de trabalhar. Assim como o Apóstolo Paulo, o senhor precisa ter coragem e ousadia para pregar o Evangelho". E finalizou: "Que Deus te abençoe nessa missão, Natividade é a jóia da coroa da nossa Diocese. O Pároco é responsável para ensinar ao povo o caminho de Deus". Citando São João Maria Vianney: "Ensina-me o caminho de Ars, que eu lhe mostrarei o caminho de Deus". O rito teve início com a leitura do documento de posse (Provisão Canônica) feita pelo Pe. Douglas Aires. Em seguida aconteceu os outros momentos essenciais: O rito de posse é marcado por entrega de alguns instrumentos de trabalho:

Chave da Igreja

Significa a nova morada do Pároco, lugar aonde se celebra o culto divino.

Chave do Sacrário

É a fonte espiritual, que alimenta o Padre e a comunidade.

Santos óleos

São essenciais para o munus (missão pastoral), dentre a tarefa do pároco, o batismo é fundamental.

Entrega da Escola Roxa

É através dela, que o pároco perdoa os pecados em nome de Cristo, por meio da Igreja.

 

A missa aconteceu em clima de alegria, paz e comunhão fraterna. O ofertório foi realizado com símbolos da fé local e cartazes de boas-vindas. Ao final da missa três fiéis fizeram uso da palavra: O Ex. Prefeito Albany Nunes, que fez um breve histórico da paróquia e acolhendo aquele que vem em nome do Senhor. Já a Prefeita Martinha, falou da satisfação de receber o representante de Cristo e que a comunidade nativitana o acolhia com muita alegria. Um membro do Terço dos Homens concluiu enfatizando a importância do povo caminhar em comunhão com o novo Pároco.

O Pe. Marquinélio fez menção aos seus antecessores, especialmente os padres Joatan, Pedro, Francisco, Jones e Valdemir. "Sei da responsabilidade que estou assumindo, aqui é uma paróquia de peso, mas me apresento como um humilde servidor da vinha do Senhor" E finalizou, quero ser um bom pastor, um sinal de esperança e de paz". Antes do ofertório, o Monsenhor Jones passou a presidência para o novo pároco. Estiveram presentes os clérigos: Pe. Joatan Bispo (Residente em Natividade), Pe. Douglas Aires (Pároco de Fátima), Pe. Eldinei Carneiro (Vigário Forâneo de Gurupi e Pároco da Paróquia Santo Antônio), Pe. Tiago Messias (Pároco nomeado de Dianópolis), Pe. Vanderlan Cardoso (Pároco nomeado de Almas) e o Diácono Diogo Fernandes. Também participaram alguns seminaristas e os pais do Pe. Marquinélio. Das autoridades civis compareceram, a Prefeita de Natividade, Martinha Rodrigues e Vice-Prefeita de Chapada da Natividade, Odilene Lacerda.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: